Idéia | Eletricos que vc aluga em quiosques em nome de 1 planeta sustentável

O bilionário francês Vincent Bolloré, 58, ganhou das marcas estabelecidas na concorrência pelo projeto francês. Lançou, em 2011, em Paris, 1 novo sistema de compartilhamento de carros elétricos chamado Autolib’. Começou em pequena escala com apenas 66 carros, mas em seu 1º ano logo se tornou um sucesso.

Agora existem 1,8 mil Bluecars, nome dado aos carros compactos e elétricos, estacionados em 670 quiosques ao longo das ruas de Paris e em alguns subúrbios. Espalhados pela cidade, diversos quiosques de vidro e plástico servem para o usuário registrar-se e pagar pelo serviço. Depois, basta retirar um dos automóveis estacionados na rua.

Quem aluga o Bluecar pode dirigir de um quiosque para o outro e nao precisa retornar para o mesmo local em que o veículo foi alugado. Existem várias reservas de pontos de estacionamentos em torno da cidade apenas para isso. O usuário só para de pagar quando o carro está estacionado ou quando é ligado de volta na estaçao Autolib’. Também há planos anuais, mensais e diários.

O carro é compacto, com 3,65 m de comprimento; 1,72 m de largura e 1,60 m de altura. É bem parecido com o compacto brasileiro Fiat Uno e nao alcança uma velocidade maior do que 130 km/h. De cor prata, tem 3 portas, hatch com 4 assentos e um interior bem simples. Possui energia de 30 KW/h provinda de uma bateria de lítio-metal-polímero localizada abaixo dos assentos dos passageiros, além de um motor elétrico que conduz as rodas dianteiras – percorre 250 km quando usado no meio urbano ou 150 km na rodovia, com carga total.

Mais de 37 mil pessoas já se juntaram ao sistema e a Autolib’ registra 1,2 mil novos usuários toda semana. Os Bluecars foram alugados 550 mil vezes em 10 meses, cobrindo mais do que 5 milhoes de quilômetros no total. Em média, os automóveis sao alugados de 4 a 5 vezes por semana, com um maior uso aos fins de semana. A maioria dos usuários tem entre 25 e 39 anos e 70% deles nao possuem 1 carro. Há um relativo equilíbrio entre homens e mulheres.

Saiba mais no eCycle.

publicidade

publicidade