Informaçoes pessoais sao o novo petróleo da internet, e quem o controla vira uma espécie de sheik digital #TNWlatam

Andrew Keen, autor de Digital Vertigo, lançado também em português, é um grande provocador – mas também traz pra frente dos olhos do público a verdade um tanto desagradável sobre as mídias sociais hoje em dia e o impacto que elas têm na nossa vida.

Andrew acredita que Hollywood é mais precisa em prever o que irá acontecer com o futuro do que as centenas de empresas do Vale do Silício. E trouxe para o palco 1 trechinho do filme ‘O Show de Truman’ e lembra que Truman ao menos tinha o trunfo de nao saber que estava sendo filmado – hoje, nós temos uma personalidade internética cada vez mais narcisista, esquecendo-nos de salvaguardar a privacidade :(

Atacou sem dó o império Zuckerberguiano da ‘visilibidade’ online, avisando que “trata-se de uma cilada” – informaçoes pessoais desse tipo sao o novo petróleo da internet, e quem o controla vira uma espécie de sheik digital.  Afinal, se pensarmos bem, o Facebook bem poderia ter sido feito pela CIA, nao? =)

Como soluçoes para o dilema de hoje, sugere por exemplo maior interferência governamental, nao para fechar empresas, mas para controlar o funcionamento delas. Outra ideia vê a chegada de uma tecnologia que faça com que os dados possam ser ‘perecíveis’, desaparecendo do mundo digital depois de um determinado tempo. Segundo ele, essa inabilidade da web de ‘esquecer’ impede que tenhamos 1 desenvolvimento que permita reinventarmos a nos mesmos.

 

publicidade

publicidade