Insatisfeita com tratamento recebido, Globo cobra + privilégios da CBF (!)

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Trecho de uma troca de e-mails entre executivos da TV Globo expoe o que a cúpula da empresa pensa, hoje, da sua relaçao com os clubes de futebol com os quais têm contrato de direitos de transmissao – “Tanto pagamos e pouco recebemos”. No entanto, “no que depender da emissora, chegou a hora de mudar esse cenário” – adverte o UOL.

Explica – O UOL Esporte teve acesso ao email enviado pelo diretor da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, aos presidentes dos clubes de futebol cobrando privilégios que a TV Globo e o Sportv entendem ter direito na cobertura jornalística da rotina de treinos e jogos. Informa que “o protesto global encaminhado por Campos Pinto é um consolidado das reclamaçoes de produtores e editores da TV Globo e do Sportv. A cúpula editorial da empresa nao aceita que as equipes de reportagem tenham tao somente o mesmo acesso concedido a empresas que nao detêm direitos de transmissao, ou entao que os repórteres e produtores nao possam fazer mais perguntas a técnicos e jogadores que os jornalistas concorrentes” (!)

“Desde 1997, quando se assinou o primeiro contrato da nova era do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A, a TV Globo e a Globosat nao tem (sic) poupado esforçados (sic) para promover, valorizar e engrandecer esta competiçao. Entendemos, entretanto, como temos ressaltado em todas as nossas reunioes, que este é um esforço de todos nós, clubes e emissoras. Nao raras vezes temos a impressao de que os clubes entendem que esta missão nao lhes diz respeito, o que evidentemente nao faz o menor sentido”, afirmou Campos Pinto no email enviado a todos os presidentes.

“Mas a Globo já tem privilegios” – questiona o UOL. E desfila exemplos

(1) O ‘Esporte Espetacular’ teve acesso aos vestiários do Palmeiras e pôde filmar a última preleçao do time antes do jogo contra o Flamengo, que selou a queda à Série B

(2) A TV Globo teve acesso aos jogadores para fazer chamadas individuais e promover as transmissoes. Cinegrafistas também têm acesso a uma área diferente dos demais

(3) No Flamengo, no Rio, a assessoria de imprensa sempre marca coletivas que tenham algum anúncio importante para o horário do almoço, quando o programa global poderá transmitir ao vivo :)

A clareza de Campos Pinto sobre o tema está no email aos clubes, quando alega que “todas as exigências feitas estao em contrato” (!) – “O relato de nosso jornalista responsável pelas matérias que devem ser semanalmente produzidas nos clubes (…) nos dá conta de fatos que sao absolutamente inadmissíveis dentro do contexto de um esforço mútuo de permanente promoçao de nosso campeonato. E isso sem contar que o acesso privilegiado necessário à produçao de matérias jornalísticas durante os jogos e nos clubes consta expressamente de nossos contratos” (!)

Mas Campos Pinto também destacou que a emissora sempre se preocupa em exibir e promover a marca dos clubes e de seus parceiros – “Lembro, por oportuno, que tais matérias sao exibidas de 2a a sábado em nossos telejornais e programas esportivos, o que corresponde a mais de 60% da exposiçao anual das marcas dos clubes e de seus patrocinadores de camisa e material esportivo na Rede Globo e no Sportv”.

Pergunto – Afinal – isso é marketing ou jornalismo? :) Arrogância ou comportamento adequado? Nao parece 1 abuso de quem ja tem o poder absoluto sobre as decisoes e os destinos do futebol brasileiro? Ou faço uma avaliaçao errada dos fatos?

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