Jornais brs se enganam dando cobertura apressada aos resultados do NYT

Pensando sobre os resultados do New York Times divulgados esta semana – o Luciano Martins Costa, no Observatorio, conclui que – “os números do jornal americano sao, de fato, otimistas, mas estao longe de significar uma interrupçao no processo de desvalorizaçao das marcas tradicionais de mídia” – refere tambem o resultado do balanço de 2012 do jornal, destacado pelo Globo e pela Folha. Diz – “A questao é muito mais complexa do que pode mostrar o balanço positivo de uma empresa que é referência mundial em qualidade jornalística” – “E nao se trata apenas de encontrar 1 modelo de negócio adequado para produzir resultados diante do avanço das mídias digitais e da reduçao do número de pessoas interessadas em ler jornais de papel. A questao envolve também uma mudança crucial nos hábitos da sociedade”.

Explica – “Uma dessas mudanças é uma nova forma de leitura, que mescla imagens com o alfabeto – os mais jovens conseguem entender conteúdos mais rapidamente e de maneira mais completa por meio de vídeos associados a textos curtos, e só buscam a leitura em assuntos que exigem mais raciocínio (…..)”.

Observa – “Um estudo divulgado nesta semana pelo Instituto Video Metrix, ligado ao grupo ComScore, revela o crescimento da preferência do público por vídeos online em todo mundo. No Brasil, chega a 43 milhoes o número de espectadores únicos. Sao pessoas que preferem assistir a 1 vídeo sobre os assuntos que lhes interessam e que, por isso, tendem a dedicar menos tempo à leitura de notícias no formato tradicional” – “As principais fontes desse conteúdo sao organizaçoes globais, como Google, Facebook e Yahoo. Essa é apenas uma das mudanças em curso, e nao há estudos conclusivos sobre o desenvolvimento futuro dos hábitos do público. Como sempre, a disputa é pelo tempo do consumidor”.

O texto saiu no Observatorio da Imprensa sob o titulo ‘O auto engano da imprensa‘ – e desfila ainda outras razoes mais objetivas para anotar que, afinal, o jornalao americano tambem nao está com toda a bola imputada pelos brs Globo e Folha, leia a materia inteira.

publicidade

publicidade