Jornalismo manipulativo – A taxa de desemprego cai e a Folha faz uma noticia negativa

O titulo é Taxa de desemprego cai para 4,6% e retoma mínima histórica. Mas o texto da noticia nao se conforma – “Apesar do menor ritmo da economia no 3o trimestre, da freada do consumo e do crédito restrito (o que tem de negativo)  as empresas nao lançaram mao ainda de demissoes e a taxa de desemprego segue em níveis baixos” – claro que nao foi por isso (!). Tenta valorizar as questoes negativas e sugere às empresas a iniciativa potencial das demissoes – “ainda” nao adotada.

Somente depois reconhece que “em novembro, o índice ficou em 4,6%, abaixo dos 5,2% de outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE na manha desta 5a feira”. E que “o resultado é o mais baixo para o mês e iguala a taxa de dezembro de 2012, a menor da série histórica do IBGE, iniciada em 2001” (!) Para, finalmente, lembrar-se que “tradicionalmente, a taxa de desemprego declina nos últimos meses do ano, com a injeçao de recursos na economia – vindos do 13º terceiro e da contrataçao de trabalhadores temporários no comércio e em alguns ramos de serviços e da indústria”, bla, bla, bla.

O mercado continua precisando de 1 jornal diario minimamente honesto. Que possa “torcer” por suas preferências (ou as preferências dos seus financiadores) sem torcer as informaçoes para manipular leitores desatentos :*(

publicidade

publicidade