Jornaloes americanos se unem para melhorar sistema de comentários online

Do Observatorio

Em uma parceria, no mínimo, inesperada, os jornais New York Times e Washington Post e o desenvolvedor de software Mozilla anunciaram um plano de criar uma ferramenta para melhorar o sistema de comentários dos sites e ampliar a interaçao dos leitores entre si e com os jornalistas.

O projeto, que ainda nao tem nome, deverá ser concluído em 2 anos e receberá financiamento de USD 3,9 milhoes da Fundaçao John S. and James L. Knight, organizaçao filantrópica com sede em Miami que atua nas áreas de mídia e artes. Depois de pronta, a plataforma poderá ser disponibilizada para outras organizaçoes gratuitamente.

De acordo com artigo publicado no Times anunciando o projeto, tornou-se claro que os leitores passam mais tempo em sites onde possam participar ativamente, e isso vem estimulando cada vez mais organizaçoes de notícias a investir em plataformas que estimulem a interaçao.

Por outro lado, o espaço de comentários em sites de notícias costuma provocar controvérsia, e diversos veículos já desistiram de permitir a interaçao dos leitores. O jornal americano Chicago Sun-Times, por exemplo, eliminou sua seçao de comentários em abril. Na ocasiao, o chefe de redaçao, Craig Newman, classificou o espaço de “um pântano de negatividade, racismo e discurso de ódio” – siga lendo no Observatorio.

publicidade

publicidade