Lázaro Ramos recusa homenagem do Senado por causa do momento do país

O ator Lázaro Ramos é um dos agraciados deste ano com a “Comenda Abdias Nascimento”, criada em 2013 para homenagear os que “contribuem para a proteçao e promoçao da cultura afro-brasileira”. A comenda é entregue em novembro, em data próxima ao Dia da Consciência Negra (20), a 5 pessoas ou organizaçoes. Lázaro, no entanto, decidiu nao aceitar a homenagem. Em email enviado na última 6ª feira à comissao do Senado responsável por escolher os homenageados, informou que neste momento do país nao se sente “confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem” – leia na íntegra logo abaixo.

“Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da populaçao negra e menos assistida do país. Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário. Neste momento nao me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientizaçao, de organizaçao para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tao sonhada igualdade aconteça um dia de verdade. Entao, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante nao é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

Além de Lázaro Ramos, esta ediçao da comenda homenageia também o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, o cantor e compositor Lazzo Matumbi, a atriz Zezé Motta e, in memorian, o músico Naná Vasconcelos (1944-2016). Quem informa é o Mauricio Stycer.

publicidade

publicidade