Ler ou nao ler este post – uma das nossas quase 10 mil decisoes do dia

Para quem trabalha com marketing e comunicaçao, estudar o que leva uma pessoa a escolher ou nao escolher um produto ou serviço faz parte do dia-a-dia. Quando o assunto é Branding, o processo de escolha fica ainda mais amplo – trabalho ou nao trabalho nesta empresa? Compro ou vendo esta açao? Faço ou nao faço negócio com este grupo? Presto ou nao presto serviço para esta corporaçao? Estas questões sao apenas uma amostra das decisoes que precisamos tomar a cada dia, das mais às menos complexas.

Um estudo recente promovido pelo instituto alemao Ernst Strungmann Forum mostrou que todos os dias tomamos de 2.500 a 10.000 decisoes. E elas sao influenciadas por aspectos culturais, personalidade, expectativas, histórias, experiências anteriores e emoçoes. Por mais que a gente se ache a espécie mais racional do planeta – o que parece ser verdade – as nossas escolhas sao muito mais influenciadas pelas nossas emoçoes do que imaginamos. A raiva ajudou nossos antepassados a se defender, o nojo a nos tornar mais “limpos e saudáveis”, o medo a ser mais cuidadosos e a coragem a fazer algumas descobertas.

Sao elas também que nos ajudam a guardar num imenso “banco de dados” as informaçoes que precisamos acessar de forma bem rápida na frente de uma gôndola de supermercado ou de um site de viagens. Na hora de decidir se um iogurte está caro ou barato nos lembramos de ocasioes passadas e avaliamos a melhor relaçao custo X benefício. Quando estamos entre uma ou outra companhia aérea pensamos em pontualidade, conforto e segurança e decidimos a que oferece o que queremos pelo valor mais adequado. Para fazer parte do nosso reservatório de boas experiências as marcas devem nos emocionar e promover boas experiências e lembranças ;)

publicidade

publicidade