Liberdade | Snowden chegando a Moscou sob proteçao do Wikileaks

Todas sobre Snowden no Blue Bus

O Wikileaks divulgou neste domingo que ajudou Edward Snowden, acusado de revelar programas de espionagem secretos dos EUA, a deixar Hong Kong. Em sua conta no Twitter, o portal fundado pelo australiano Julian Assange informou que “ajudou no asilo político” do ex-técnico da CIA “facilitando documentos de viagem e uma saída segura de Hong Kong rumo a um país democrático”. Informaçao via CNN, Guardian e Folha,

Snowden viaja a Moscou em vôo da Aeroflot logo depois dos EUA solicitarem sua extradiçao e já estaria sobrevoando o espaço aéreo russo “acompanhado de assessores legais do Wikileaks”. O ex-técnico da CIA deve aterrissar no Aeroporto Internacional Shermetyevo, na capital russa, às 17:15 locais, 10:15 de Brasília. Snowden enfrenta nos EUA 3 acusaçoes de “espionagem e roubo de propriedade governamental”. Tal como informa a Aeroflot, estará “de passagem” por Moscou para continuar voo possivelmente até Cuba ou Equador ou Islândia.

Em 1 texto divulgado ontem, Julian Assange, refugiado há 1 ano na embaixada do Equador em Londres, adverte que a acusaçao apresentada pelos EUA contra Snowden “está destinada a intimidar a qualquer país que possa estar considerando defender seus direitos”.

publicidade

publicidade