Lisboa escolhe melhor pastel de nata da cidade em festival de gastronomia

“Habemus pastel” – foi com essas sábias palavras que o presidente do júri anunciou o vencedor do concurso do melhor pastel de nata de Lisboa, realizado hoje durante o festival de gastronomia Peixe em Lisboa. O queridinho dos lisboetas deste ano foi fabricado na pastelaria Aloma, no bairro de Campo de Ourique – eleito por um júri de 5 elementos, que durante cerca de 30 minutos provaram os 12 selecionados, perante uma plateia interessada e de boca aberta com a rapidez dos resultados – veja foto.

Nao é de agora que esse fiel representante da culinária do país faz tanto sucesso – as primeiras receitas escritas, aparecem no caderno de receitas da Infanta D. Maria (1538-1577), que na hora do chá oferecia alguns aos seus convidados – sem perder a majestade, hoje em dia é reconhecido como um dos embaixadores da doçaria portuguesa no mundo.

Histórias à parte, sempre vale a pena registrar as nobres dicas de um dos integrantes da Confraria do Pastel de Nata, na apresentaçao do evento – “Para reconhecer um bom pastel de nata, primeiro observe o aspecto visual, depois tente falar (!) com o escolhido, criar uma certa amizade… Dê atençao especial à massa folhada, veja se está mais ou menos cozida e olhe bem para a cor amarelada do recheio” – depois desses gestos de enorme sacrifício, é pedir um e comer rezando… ;)

publicidade

publicidade