Baloes do Google provendo internet terao problemas com Governos

A mais nova ideia mirabolante do Google é o Loon, projeto que aposta em baloes que flutuam próximo a regioes de difícil acesso à internet, como áreas rurais, e oferece internet via Wi-Fi para aqueles que vivem ou passam por esses locais.

Ainda que a ideia seja interessantíssima e possa revolucionar o acesso à web de forma razoavelmente barata, o principal empecilho que o projeto pode enfrentar nao é relacionado a viabilidade técnica, mas sim às questoes políticas – o Google precisará de autorizaçao de diversos países para permitir que seus baloes ocupem espaços aéreos de diversas naçoes, o que pode ser um tanto complicado.

O Blorgue levanta uma questao interessante – será que os países do Oriente Médio teriam permitido que baloes do Google sobrevoassem a regiao durante a Primavera Árabe? Pois é, esse é o ponto complicado da expansao do Loon, que inicialmente fará testes em regioes da Nova Zelândia.

O uso de ondas de rádio para transmitir a conexao à internet também pode ser uma questao complicada  – cada país tem sua própria legislaçao de controle das ondas de rádio, e nem sempre existe espaço no espectro (ou interesse do país em liberar uma faixa) para que a conexao possa ser transmitida.

Apesar dos pesares, a esperança de muitos dos analistas que se debruçaram sobre o projeto é que o Google possa convencer países ao redor do globo à aderir ao Loon – “Fico surpreso de perceber que o Google teve a audácia de tentar colocar o Loon em execuçao, mas parte de mim também acredita que os evangelistas foram um tanto idealistas”, comenta Kevin Fitchard, do GigaOM, referenciando as políticas internacionais envolvidas no assunto.

Obrigada à Dani Fazio pela dica!

publicidade

publicidade