Marcas | Certificados de origem – da Bíblia até Minas Gerais – Tania Savaget

Os certificados de origem ou, mais chique, appellation d’origine, determinam a regiao onde sao produzidos vinhos, azeites ou outros produtos cujos fatores naturais e mesmo humanos de uma área geográfica influenciem na qualidade: sabor, aroma, textura. A ideia é garantir 1 controle rigoroso de todas as fases do processo para o consumidor final se beneficiar e, claro, pagar pela designaçao.

Muito antes de ganhar toda esta sofisticaçao e a proteçao legal, certas regioes eram citadas na Bíblia – vinho de Samaria, de Carmelo, de Jezreel eram alguns dos referidos por suas características próprias. De lá para cá, França, Itália, Espanha e Portugal têm regioes conhecidas, como Champagne, Chianti, Rioja, Douro, além de muitos selos: DOC, DOCG, AOC, VCPRD.

Aqui no Brasil, nossa cachaça, já reconhecida como produto nacional, tem começado a ganhar visibilidade com a criaçao de selos de origem. A regiao de Salinas, em Minas Gerais, está unindo seus produtores e convencendo revendedores a investir em kits e no selo de garantia de origem para ter exclusividade de distribuiçao e ajudar a aumentar a produçao. Vale acompanhar e experimentar – Acesse a APACS – Associaçao dos Produtores Artesanais da Cachaça de Salinas.

publicidade

publicidade