Métricas Comparáveis da Nielsen mostram aumento de consumo via celular

A Nielsen apresentou na semana passada o seu relatório de “Métricas Comparáveis” referente ao 3º trimestre de 2015 nos EUA. Baseado em 3 pilares – quantas pessoas, com qual frequência, por quanto tempo -, o estudo demonstra que o celular pode se tornar a “killer application” da mídia contemporânea: enquanto seu uso cresceu cerca de 1% na populaçao adulta, o consumo de TV e Rádio declinou quase na mesma proporçao. Somente na populaçao acima de 50 anos é que o uso diário da TV ainda supera o do celular.

Em termos de tempo de exposiçao semanal, o aparelho de TV ainda lidera em todas as faixas etárias, mas começamos a verificar a existência de um verdadeiro abismo geracional: os jovens adultos (18-34 anos) consomem menos da metade do tempo de televisao da populaçao acima de 50 anos – 18hs27min contra 42hs45min, respectivamente. É também nessa faixa que mais cresce o consumo de conteúdo “sem cabo” (cord-cutter), o que ajuda a explicar as dificuldades do setor nos EUA: a audiência de 25 dos 36 principais canais de TV por assinatura caiu em relaçao a 2014, afetando as receitas e o valor de mercado do setor (queda de 5,5% no Media Index da S&P).

Os esforços para identificar e combinar a audiência de conteúdo através de múltiplos aparelhos ainda estao longe de ser consenso no mercado, mas sao um avanço na construçao de um conjunto de métricas mais completo para dar conta das transformaçoes da tecnologia nos hábitos de consumo de mídia. Nao se trata apenas de uma definiçao de hardware, mas também de conteúdo e das transformaçoes da maneira como a publicidade é inserida neste conteúdo. Temos uma longa marcha adiante.

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