Metrô carioca | Estaçao Walmart Cinelândia? Estaçao Outback General Osório?

@marceloalbagli retoma seus textos no Blue Bus, bem vindo

A rede metroviária carioca, que nao consegue crescer em média mais que 1.2 km por ano desde sua inauguraçao em 1979, pode agora ter suas estaçoes rebatizadas com nomes de marcas.

Como informa o site da concessária MetrôRio, um “inovador” plano de patrocínios, formatado em parceria com a IMX de Eike Batista, oferece a oportunidade para empresas de transformarem “sua marca em referência para a cidade inteira”. O site traz estudos de caso de outras cidades do mundo, como o bondinho em Londres bancado pela Emirates, ou a estaçao de Pattison, na Philadelphia, que em 2010 foi rebatizada para AT&T Station. A MetrôRio afirma que, em pesquisa do Ibope em 2011, mais de 70% dos entrevistados aprovou o projeto; a informaçao consta no mesmo folder em que a concessionária também diz que (cito) “o sistema de transporte do MetrôRio é um dos mais modernos no mundo”. Será que o morador da cidade concorda?

Com a visibilidade que o Rio ganhará nessa década, é possível que alguns empresários até topem a brincadeira – apesar do desgaste com as polêmicas intervençoes da iniciativa privada em espaços públicos nesses últimos anos. Nao obstante, é evidente que pensar no marketing sem considerar a qualidade e a percepçao sobre os serviços oferecidos será como dar um tiro no pé. No modelo do processo de licitaçao, apenas 35% da pontuaçao estará baseada em critérios qualitativos. Mas que sejam bem-vindos à Economia da Experiência. Vamos ver no que dá.

Mais em www.metrorio.com.br/estacao_patrocinada.

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