Mídia escorregou na cob de Boston pq ‘hard news’ nao cabe mais no jornal

Ana Freitas analisou rapidamente algumas razoes para os escorregoes da mídia norte-americana durante a cobertura do atentado de Boston – “Na última semana, nos EUA, os princípios básicos do jornalismo desmoronaram todos de vez”, frisa Ana, lembrando que os grandes jornais já nao sabem mais como competir com a notícia do último minuto que circula na rede. ‘Enquanto 4chan e Reddit buscam por suspeitos e a polícia nao tem respostas, o que vamos dar na capa de amanha’, parece ser a pergunta que ecoa nas redaçoes -“Ninguém sabe exatamente o que fazer porque nao há o que fazer – nesse formato novo de como a informaçao flui, nao há espaço para jornais de papel com hard news, e quase todos os jornais de papel sao baseados em hard news”.

Ela continua, pensando em possibilidades para uma era de um ‘pós-jornalismo’ – sugere (1) a ‘disruptura total do que é tradicionalmente feito em todas as instâncias, de forma a conteúdo e público alvo, o que é financeiramente bem arriscado, (2) reconhecer a derrota e acabar com o formato ‘coisa impressa de papel que dá notícias sobre coisas que supostamente acabaram de acontecer mas que todo mundo já viu na internet ontem’ e ainda uma 3a via, que é ‘se tornar o BuzzFeed, que praticamente seguiu o passo 1 e 2. A análise completa da Ana sobre a cobertura de Boston e os questionamentos do jornalismo atual pode ser lida no blog Olhometro.

Sobre o atentado de Boston no Blue Bus

Na imagem acima, repórteres da CNN checam suas redes em busca de algo novo para noticiar, em intervalo de gravaçoes

publicidade

publicidade