Midia | Tempo gasto na leitura de notícias em tablets já iguala o de jornais

O relatório World Press Trends (Tendências Mundiais da Mídia), revela que o consumo de notícias nos tablets já é igual ao dos jornais. Os dados foram apresentados num seminário internacional de companhias de mídia realizado em Bangcoc. Tablets e celulares já respondem por 20% das páginas vistas em áreas do mundo onde esse tipo de informaçao é disponível.

Durante o ano passado, a circulaçao de jornais diminuiu 6,6 % na América do Norte, 5,3 % na Europa Ocidental e 8,2 % na Europa Oriental. Na América Latina, permaneceu estagnada. Num espaço de 5 anos, as estatísticas mostram que a circulaçao diminuiu 13% na América do Norte e 25% na Europa Ocidental. As receitas de publicidade dos jornais caíram 2% a nível mundial em 2012, de acordo com o relatório. Desde 2008, a queda é de 22%.

Nos EUA, o quadro é particularmente dramático – a publicidade caiu 42% nos últimos 5 anos. Parte do declínio dos EUA se deve à reduçao acentuada de anúncios classificados nos jornais. Hoje, 80% dos classificados estao na mídia digital.

“Conteúdo pago é um fluxo crescente de receita”, alerta o relatório, com quase metade das editoras dos EUA agora cobrando por algum conteúdo. O relatório afirma que “o maior desafio para os editores continua a ser como aumentar o engajamento do público em plataformas digitais”. Com journalism via Diario do Centro do Mundo.

publicidade

publicidade