#MWC – a ansiedade é de saber como será a monetizaçao dos dados

Todas sobre o Mobile World Congress patrocinio Santander

Chegar no evento hoje, aqui em Barcelona, nao foi fácil e o trânsito me fez trocar o carro pelo metrô, o que rendeu uma grande surpresa – encontrei a estaçao toda envelopada de Sony Xperia :) A Samsung também investiu pesado. É a grande patrocinadora, com várias bandeiras ao lado externo, no entorno do prédio central e também tem um dos maiores stands. A chegada ao evento surpreendeu. Para quem tinha 1 aparelho com sistema operacional Android ou Windows, pediam para que as pessoas ativassem o dispositivo NFC dentro da feira, interagindo com vários totens explicativos sobre o evento. Para os pobres mortais com iOS como eu (rs), eles deram uma capinha de presente com o dispositivo NFC, para conseguirmos interagir com os totens.

Entre as coisas que vi e ouvi, os maiores destaques estao por conta do largo sorriso do CEO do Whatsapp, Jam Koum, com seu cheque no bolso, dizendo que ainda possui total autonomia para tocar a empresa de seu jeito, e Mark Zuckerberg dizendo que pretende incluir voz no Whatsapp no 2º semestre deste ano.

Sobre os principais temas abordados nas demais palestras, o maior assunto é Data, Data, Data. Como monetizar mais a imensidao de informaçoes que passam pelos aparelhos de celular e que estao disponíveis aos usuários. O futuro do business de mobile estará relacionado a Data Monetization, nao mais a voz e texto, que provavelmente serao de graça. Também falou-se muito sobre NFC, principalmente em como e quando esta tecnologia poderá assumir proporçoes de grande escala.

Fabio Saad é diretor de midia online da  DM9DDB. Manda materias direto de Barcelona para o Blue Bus

publicidade

publicidade