The New York Times desativa blogs e ativa polêmica sobre jornalismo

Carlos Castilho no Observatorio

O New York Times está desativando a maioria dos seus quase 40 blogs publicados regularmente, numa atitude que está sendo considerada uma importante e polêmica reviravolta na estratégia editorial do jornal.

O Times nao explicou claramente os motivos do fechamento de blogs – como o The Lede (sobre noticiário político) e Green (sobre ecologia) – e nem adiantou se, no médio prazo, todos serao extintos ou nao. Só garantiu que a maioria será desativada, dando sequência a um processo iniciado em 2012.

A decisao do jornal reabre a velha discussao entre adeptos e críticos da prática do jornalismo no formato blog. Quando este tipo de plataforma surgiu na Web, entre 1997 e 1999, ele foi logo adotado pelos jovens e recebido com desconfiança pelos jornalistas. Depois da virada do século, vários profissionais começaram a publicar blogs pessoais surgindo questionamentos sobre a compatibilidade deste tipo de iniciativa com a prática do jornalismo.

Nao houve um consenso, mas a partir de 2010 quase todos os grandes jornais mundiais aderiram à onda dos blogs numa tentativa de atrair leitores mais jovens, pouco acostumados ao formato rígido do noticiário impresso. O Globo foi o jornal brasileiro que mais blogs criou (quase 50) enquanto o New York Times chegou a ter 48 – siga lendo no Observatorio

 

publicidade

publicidade