Nostalgia e tradiçao sao duas marcas que vendem, pode acreditar ;)

De tempos em tempos recebo aquelas correntes por email e via Facebook mostrando objetos e marcas que fizeram parte da minha infância ou adolescência. Fitas cassete, bonecas, jogos, balas, chocolates que conseguem nos levar a uma viagem imediata a uma época que, claro, desperta boas lembranças. O fenômeno nao é novo, já vem sendo estudado nas escolas de marketing – mas nem sempre se transforma em um negócio rentável.

Para algumas empresas trazer de volta os clássicos nao é viável. Colocar na linha de montagem alguns produtos que, de alguma forma, viraram nicho – vintage – nem sempre compensa. Mas, para quem consegue equalizar quantidade e preço, existe mercado e lojas especializadas no tema. E elas fazem sucesso até para quem nao conviveu com as marcas quando era criança.

Estove na Cidade do Porto, em Portugal, e me encantei com auma loja chamada A vida portuguesa – desde sempre. No salao de baixo sao produtos mais moderninhos, típicos das lojas de museus e boutiques de design. No salao de cima, subindo uma escadaria de madeira clássica, estao produtos legítimos de Portugal. Saboes, biscoitos, cerâmicas, paninhos bordados e uma linha inteira com brinquedos, balas e doces que, como colônia que somos, fizeram parte da infância de brasleiros também. A loja é ponto turístico e estava sempre lotada. O guia me recomendou – Dona Tânia, se queres comprar coisas para oferecer, nao vá aos chineses. Compre a tradiçao… Fica a dica ;)

publicidade

publicidade