Novas formas de redes, as anti sociais como a Secret – o que fazer com isso?

O crescimento de novas formas de redes, (anti) sociais como o Secret, tem consequências que vao muito mais além das batalhas judiciais por parte daqueles que se sentiram difamados pelo seu uso. Nos últimos anos, mesmo com redes menos anônimas como Facebook e Twitter, aumentaram expressivamente os casos de cyberbullying nas escolas e nas empresas. Embora a Justiça tenha geralmente acolhido os pedidos, o fato é que a tecnologia sempre anda muito adiante das leis.

Mesmo em países como o Canadá, onde recentemente se aprovou uma das mais completas leis para inibir a prática, existe uma série de dificuldades operacionais e um grande debate sobre questoes relativas a privacidade. O problema hoje ainda é muito mais restrito as escolas, mas em pouco tempo vamos assistir a uma explosao de problemas nas empresas. A única soluçao viável (e a menos custosa no longo prazo) será a adoçao de políticas corporativas claras, de caráter educativo e nao repressivo. Será mais uma das muitas transformaçoes da “Geraçao Y” no mercado de trabalho.

Leia de hoje – Nenhum respeito pelos mortos | humanos menos humanos nas redes sociais e  tambem Twitter mexe na política anti-trolagem depois de perseguiçao a Zelda Williams.

Patricia Moraes é pedagoga com ênfase em administraçao escolar, pós graduaçao em planejamento de mídias digitais, pela Fundaçao Getúlio Vargas

publicidade

publicidade