Novela é coisa do passado – ‘As pessoas nao vêem + TV como antes’

Novela é coisa do passado. Para Marta Kauffman, coautora da série Friends – que durou 10 anos e, no Brasil, continua no ar pelo Warner – o principal produto de exportaçao da televisao brasileira está ultrapassado. A norte-americana veio ao país na semana passada para treinar roteiristas da Globosat e conversou com o Estadao sobre as impressoes ao assistir às produçoes nacionais – texto reproduzido pelo Diario do Centro do Mundo.

“Assim como acontece com as novelas, parece que a maioria das séries de vocês têm uma ideia limitada. Nos EUA, a primeira coisa que você se pergunta é: isso pode durar 5 ou 10 anos? De onde virao outras histórias? Essa será a mudança”, analisa a autora.

Em uma palestra aos roteiristas, na 3a feira, ela reforçou a opiniao de que as tramas da noite estao com os dias contados. “Direi coisas que vao deixá-los tristes. A telenovela nao vai ser o primeiro gênero de entretenimento, nao vai funcionar mais. Todo mundo tem de pensar algo diferente a ser feito. As pessoas nao veem mais TV como antes. Quando a novela acaba, ninguém vê no DVD nem assiste no YouTube”, avalia.

Para ela, produzir programas com temporadas é o caminho da TV – “Acho que isso está evoluindo aqui. Minha esperança é que o mercado saiba que é preciso fazer um investimento para os próximos anos. Nos EUA, tudo está acontecendo na TV e nas séries para internet. Há outras maneiras de contar histórias.”

publicidade

publicidade