Novo na casa :) que personagem o doutor Luís Barroso representará? (Jayme Serva)

Dilma finalmente assinou – o novo escolhido para o Supremo Tribunal Federal é o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, fluminense de Vassouras, 55 anos. Foram meses de suspense. Opa! Suspense? Pela escolha de um membro do STF? 15 anos atrás e essa escolha seria tao emocionante quanto a nomeação do cônsul-geral do Brasil em Monróvia.

Nao há dúvida de que o julgamento do chamado ‘Mensalao’ contribuiu, mas a razao desse frisson é mais antiga. No dia 11 de agosto de 2002, entrou no ar a TV Justiça. Desde entao, as sessoes da Corte Suprema do Brasil sao todas transmitidas ao vivo. Debates acalorados, leituras burocráticas e soníferas, discursos empolados, tosses, gaguejos, nada escapa. É um reality-show que Endemol nenhuma conseguiria ter a criatividade de conceber e executar.

Os membros do Supremo, entao, se viram obrigados a desenvolver personagens, a se “recodificar” ante a onipresença das lentes da TV. No começo de 2012, quando ainda se especulava se o julgamento da Açao Penal 470 iria acontecer antes ou depois das eleiçoes, um jovem jurista, Conrado Hübner Mendes, questionava, em artigo assinado na Folha, a adequaçao de tamanha exposição dos magistrados, obrigados a escancarar posiçoes muitas vezes difíceis para um leigo entender, ou constrangedoras pela própria natureza.

Criou-se algo parecido com aquelas coberturas ao vivo nas ruas de Sao Paulo ou do Rio, durante jogos de Copa do Mundo – a mesma multidao que está quieta, perambulando no intervalo, se excita assim que as luzes da reportagem de TV se acendem. Grita, se esgoela, pula, agita suas bandeiras, até que, apagados os holofotes, volta ao ramerrame.

No caso do STF, esse estado de excitaçao é permanente. As luzes nao se apagam, as câmeras nao dao trégua, o espetáculo nao pode parar. A pergunta de hoje, querido ouvinte, é – que personagem o doutor Luís Barroso representará?

publicidade

publicidade