Nv consumidor de conteúdo valoriza autores reconhecidos, viés original e fator social

O BuzzFeed, um conhecido e renomado agregador de conteúdo, despontou no noticiário por conta da sua atual valorizaçao de mercado, que pode chegar à casa do USD 1 bilhao. Muita gente se questionou como o portal de curadoria que reúne reportagens de denúncia e listinhas aparentemente irrelevantes poderia ter chegado a tanto sucesso, e uma das respostas possíveis é que eles estao apostando em características que os novos consumidores gostam – conteúdo original, facilidade de compartilhamento em redes sociais e autoria reconhecida na rede.

O Google mesmo está apostando no que chamou de ‘Author Rank‘, uma estratégia que irá valorizar resultados de busca que tenham autoria atribuída a perfis ‘verificados’, que tenham credibilidade dentro de certas áreas de conhecimento. Ainda em fase de testes, o Author Rank deve entrar em funcionamento em breve e fará com que as publicaçoes cujos autores estiverem linkados com perfis pessoais do Google+ sejam mostrados como mais relevantes que quaisquer outros resultados, valorizando cada vez mais o peso da autoria.

Conteúdos que mostram um viés original da notícia, ou a exibem de forma diferenciada, também têm uma grande tendência ao sucesso entre os leitores do mundo digital – a informaçao crua já é facilmente obtida nas redes sociais, mas a organizaçao dessa notícia de um jeito inovador, ou até mesmo mais analítico e didático, tem grandes chances de sucesso. É o caso de compilaçoes como a que menciona os protestos recentes na Irlanda do Norte, feita no BuzzFeed, que através de fotos expoe algumas razoes do conflito e dá um panorama sobre a situaçao. Saber dos protestos nao é complicado – basta fazer uma busca. Compreender o caso já é outra história completamente diferente, e a curadoria nesse sentido agrada o leitor – o post já foi visto mais de 28 mil vezes e está entre os listados como ‘hot buzz’, indicando alta viralizaçao.

Talvez essas palavras chave – compartilhamento, social, originalidade, autoria – possam ajudar a entender como um site com pouco mais de 6 anos de existência pode estar próximo de ser quase tao valorizado quanto uma publicaçao de 161 anos de história como o NYT – que, pasme, tem um valor de mercado de ‘apenas’ USD 1,28 bilhao. Matérias completas sobre o Author Rank e a valorizaçao do BuzzFeed podem ser conferidas no PandoDaily.

publicidade

publicidade