O acordo do Google com os meios impressos, saiu 1 novo caminho

Do Luciano Martins Costa no Observatorio – na materia ‘Um acordo, um ganhador’ aqui.

Atentos aos fatos que geram manchetes e provocam debates, observadores da imprensa eventualmente deixam escapar acontecimentos fortuitos que podem ser sinais importantes de mudanças no cenário da mídia.

Veja-se, por exemplo, a notícia publicada no fim de semana sobre o acordo feito entre o Google e o governo da França, pelo qual a maior empresa de catalogaçao e busca na internet vai criar um fundo para remunerar os jornais franceses. Muito mais do que encaminhar uma soluçao para a questao dos direitos sobre conteúdo jornalístico na internet, a decisao representa 1 ponto de mudança na relaçao entre a mídia tradicional e os meios digitais nativos. Com ampla vantagem para os digitais.

Pelo acordo, que colocou em condiçoes de igualdade, à mesma mesa, o presidente do conselho de administraçao do Google, Eric Schmidt, e o presidente da França, François Hollande, a empresa vai ajudar os jornais franceses a melhorar o desempenho de suas receitas de publicidade online e destinar € 60 milhoes para financiar projetos de inovaçao na imprensa.

O acontecimento, embora pouco explorado após o anúncio oficial, feito na 6a feira, 1º, pode representar um marco importante no processo de mudança pelo qual passa a mídia. Um dos aspectos a serem observados é o fato de que a soluçao foi encontrada com a intervençao do poder público, o que coloca o Estado como protagonista de um momento relevante nas relaçoes de 2 setores da iniciativa privada que representam o passado e o futuro do sistema de negócios de informaçao.

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