O Dia Mundial da Educaçao foi comemorado ontem – vc sabia disso?

Confesso que nao sabia muito sobre o porque do Dia Mundial da Educaçao ser comemorado no 28 de abril (ontem). Descobri que, no emblemático ano 2000, representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educaçao se encontraram no Senegal no dia 28 de abril e assinaram um documento no qual se comprometiam a nao poupar esforços para que a educaçao chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015. Faltam 2 anos. Nao sei se esta meta será alcançada. Mas vejo muitas iniciativas e histórias bacanas ao redor do mundo que estao tentando democratizar o acesso ao conhecimento e, mais que isso, reformar a educaçao e o modelo aluno/professor.

Aqui no Brasil, apesar do índice de analfabetismo ter caído pela metade de 2002 para cá, o porcentual da populaçao que consegue interpretar textos mais longos, comparar informaçoes e interpretar mapas e gráficos, é de 26%, exatamente como em 2001, segundo dados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012. O ensino de base ainda tem baixa qualidade. Por isso, apesar de iniciativas positivas de inclusao, como as cotas universitárias, os cotistas têm um desempenho pior do que quem sempre teve o privilégio de estudar em escolas melhores desde pequeno, segundo o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Falta a base, que começa na infância. Mas nada que nao possa melhorar.

Para dar conta deste déficit, no mundo todo, surgem iniciativas bacanas, como a Escola da Ponte, criada por José Pacheco, que eu eu tive o prazer de conhecer no ano passado. Para quem trabalha com comunicaçao, marketing, design e precisa fazer apresentaçoes quase toda semana, pensar em passar um tempo em uma destas escolas e mostrar como informaçao e conhecimento podem ser transformadores, é uma experiência incrível. Eu recomendo. Se você mora em Sao Paulo e se anima a ir ao Butantã, vale dar uma olhada na Escola Municipal Desembargador Amorim Lima. Como disse Paulo Freire – Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.  Por isso aprendemos sempre.

publicidade

publicidade