O poder ainda é o Governo? Ou sao os empresarios? Está na hora do 5º poder, a soc civil

Deu no Argentinaetc

O que aconteceria se observássemos que a imprensa nao representa os interesses da cidadania e que os meios de comunicaçao colocam em risco a democracia? E se percebêssemos que a liberdade de expressao nao é a mesma coisa que a liberdade de imprensa? Se entendemos que o trabalho do jornalista é ser crítico e desafiante do poder, mas que o poder já nao está nos governos, e sim nos grandes empresários, empregadores dos jornalistas, poderemos continuar falando, assim como quem nao quer nada, de “jornalismo”?

Destas perguntas nasce um livro como este, focado na reflexao sobre o jornalismo, que nao poderá evitar falar de ideologia, linguagem, economia, política e, principalmente, do poder. Sim, este poder que é preciso repensar porque hoje se constitui em um contexto do desenvolvimento da humanidade, totalmente midiatizado e com uma inédita concentraçao na propriedade dos meios de comunicaçao.

Neste contexto é que surge o 5o poder, uma força da sociedade civil, empoderada pela decisao política do Estado, capaz de colocar limites à prepotência da imprensa, isto é, ao 4o poder que derruba e elege governos e que nos quer fazer acreditar que a opiniao pública coincide fielmente à linha editorial das corporaçoes midiáticas.

Contracapa do novo livro do filósofo e cientista político Dante Palma, Quinto Poder, o ocaso do jornalismo, editado pelo Grupo Planeta, leitura obrigatória para entender os fundamentos da disputa de poder entre o Estado argentino e a mídia, em meio às profundas transformaçoes globais da indústria das comunicaçoes.

publicidade

publicidade