O restaurante q você frequenta é A, B ou C? Tania Savaget vê o projeto da Anvisa

Entre tantos projetos impulsionados pela Copa do Mundo, o de categorizaçao de serviços de alimentaçao é um que parece bastante importante, mas ainda tem regras pouco claras para os estabelecimentos e grande desconhecimento do público em geral. Quem vai ao site da Anvisa entende que a iniciativa é inspirada em cidades como Los Angeles, Londres e Nova Iorque e o principal objetivo é criar critérios de avaliaçao sobre a higiene de restaurantes e fast foods.

Ao todo, sao 34 cidades e pouco mais de 2 mil estabelecimentos já avaliados até agora. Água corrente, instalaçao sanitária e uso de água potável sao quesitos eliminatórios. Os demais, ainda sao complexos de se entender. Quem passa pela avaliaçao ganha notas A, B ou C. Também nao é muito fácil entender o que significa cada nota. Em uma matéria recente, dizia que C era Bom, B era Muito Bom e A era Excelente. O fato é que os adesivos da Anvisa  com as letras que representam as 3 categorias foram pouco notados por consumidores.

Grandes redes de franquias já se mostraram preocupadas em esclarecer que algumas lojas foram mais bem avaliadas do que outras. Donos de um único estabelecimento estao apreensivos em relaçao ao investimento necessário para se adequar às regras. A iniciativa é boa. Como ainda é bem recente, está em fase de ajustes. Vai ser importante criar uma marca para representar o projeto com norteadores claros e disseminaçao em alguns canais de comunicaçao para o público ajudar a fiscalizar. Vale acompanhar este projeto e torcer pela melhoria dos serviços de alimentaçao em todo o Brasil, nao é?

publicidade

publicidade