Para cada USD 1 ganho com publicidade digital, jornais dos EUA perdem USD 25 no meio impresso

Uma nova pesquisa da NAA – Newspaper Association of America – mostrou que os jornais dos EUA perderam USD 798 milhoes em publicidade impressa no 1º semestre de 2012 em comparaçao com o mesmo período do ano anterior. Em compensaçao, ganharam USD 32 milhoes com publicidade no meio digital. Em outras palavras, para cada dólar ganho com publicidade digital, foram USD 25 perdidos no meio impresso. Esse cenário nada animador sugere que os jornais continuarao cortando gastos reduzindo suas equipes de trabalho e buscarao manter a receita gerada com a circulaçao, cada vez menor, aumentando o preço de capa. Segundo Roy Greenslade, do Guardian, a situaçao na Inglaterra é parecida, mas “certamente ninguém pensou que a disrupçao causada pela revoluçao digital seria fácil”. Para ele, “precisamos pensar, inovar e experimentar para descobrir a luz do jornalismo no fim do túnel. Nao fazer isso significa perder a esperança por completo”. Leia na íntegra aqui.

publicidade

publicidade