Para quem as redes sociais estao sendo “tranquilas e favoráveis”? | Tânia Savaget

Gosto de fazer pesquisas de cunho absolutamente particular em um universo que nao segue nenhuma porcentagem de representatividade: minhas 3 filhas. Já que uma é adolescente, outra jovem e outra jovem adulta e todas com almas e interesses bem distintos, acabo me deparando com um grupo bem rico em posiçoes, comportamentos e atitudes. Apesar de nao cometer o erro metodológico da generalizaçao, acabo colhendo alguns insights que, algumas vezes, aparecem em pesquisas. O uso das redes sociais é um deles. Recente matéria em um dos jornais de grande circulaçao no país discute o uso das redes por diferentes perfis e aponta as diferenças entre adolescentes e adultos.

Aqui em casa já tinha reparado em algumas coisas. Facebook é coisa de adulto, no máximo jovem adulto. Passado o momento inicial de rever pessoas que fizeram parte da vida, compartilhar fotos bacanas e alguns comentários em um parágrafo, se transformou no lugar do textao, da guerra de opinioes quase sempre rasas e sem nenhuma responsabilidade com a origem/fonte. Instagram é mais cool. Dá para colocar foto, pequenos vídeos, os textos sao menores e os conteúdos mais fluídos. Já começa a se encher de anúncios e promoçoes. Está ficando chato, mas nao tem tanta gente que você nao conhece. Snapchat é o mais querido dos mais jovens. Só se comunica entre grupos de conhecidos, o que fica ali dura pouco.

A pesquisa confirma: Facebook virou política e cultura do revide; Instagram é espaço de selfies e fotos de viagem; intimidades e bastidores ficam no Snapchat, piadas no Twitter. Os mais velhos começam a sair do Facebook, os mais jovens, no mundo todo, já saíram. O guia de boas práticas recomenda o check da fonte, evitar discussoes e lembrar que o que vai pra rede por lá fica. Importante lembrar que a privacidade acabou mesmo. Um amigo fez uma rápida viagem em um dia de semana e, assim que chegou em casa, o Facebook ofereceu um álbum de fotos com o lugar e a data. Ainda bem que o chefe dele tinha sido avisado! Mesmo com a possibilidade de postar ou nao é um aviso para confirmar como nossas informaçoes já nao sao mais nossas.

publicidade

publicidade