Pergunta para o Marketing e o RH – a geraçao Y é tao diferente assim?

Esta geraçao é composta por pessoas que nao gostam de receber ordens, nao acreditam nas empresas e que querem contribuir para a sociedade, mais que dinheiro e títulos. As corporaçoes querem contratá-los, mas uma vez empregados fazem a vida dos gerentes um inferno e, se seus chefes nao os tratam de forma que consideram adequada, eles simplesmente vao embora“. É assim que o New York Times descrevia em 1984 os entao jovens trabalhadores da geraçao Baby Boomer. A Management Review da Universidade da Califórnia nao fica muito atrás: “para os seus pais (saindo da 2ª Guerra Mundial e a Grande Depressao), a vida familiar era relacionada com o conforto material: seus filhos teriam tudo. Nao deveriam passar pelas dificuldades e privaçoes que eles experimentaram. O resultado é uma ética de trabalho declinante” (1982).

Soa familiar? Entao espere para ver o que dizia a Revista da Associaçao Americana de Marketing em 1984: apesar de descrita como diferente, distanciada de valores tradicionais, narcisística e desiludida, a geraçao Baby Boomer ao amadurecer apresenta comportamento mais similar do que diferente dos seus pais, exceto no que diz respeito as atitudes em relaçao ao sexo.

A tecnologia é apropriada de formas diversas por cada geraçao em funçao de inúmeros fatores históricos, sociais e econômicos, mas em si mesma ela nao “cria” diferenças. O Brasil está passando por uma mudança demográfica profunda, em um espaço de tempo menor que o Japao (enquanto eles levaram 26 anos para dobrar o percentual de pessoas com mais de 65 anos, nós vamos atingir a mesma proporçao em 21 anos). Os departamentos de Recursos Humanos, estruturados ao redor da noçao de controle (em oposto a de liderança), e os de Marketing, estruturados ao redor da noçao de discurso (ao invés de diálogo), vao precisar mudar para dar conta das apropriaçoes tecnológicas em todas as faixas etárias, e nao somente nas mais jovens. Esses serao alguns temas que vou discutir com o Fábio Gandour, da IBM, na próxima 2ª feira no encontro “O Futuro do Trabalho“, que será realizado na própria IBM em Sao Paulo.

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