Pesquisa do Globo dá posiçao confortavel para Dilma no mundo virtual

Neste domingo no Globo – A presidenta Dilma Rousseff foi a 2a líder latino-americana que teve maior repercussao no mundo virtual em 2013. Perde apenas para o líder mexicano Piña Nieto. Sua imagem também esteve em alta: 61% das mençoes relativas a ela no Google, YouTube, Facebook e Twitter foram positivas. No quesito repercussao do que falou, está atrás, no entanto, dos vizinhos José Mujica, do Uruguai, e Cristina Kirchner, da Argentina, por exemplo.

A análise foi feita para o jornal pela consultoria Llorente & Cuenca que avaliou a visibilidade e notoriedade de 400 mençoes mais bem posicionadas em 4 esferas da internet – Twiter, Facebook, Google e YouTube – vinculadas aos 20 chefes de Estado da América Latina no ano passado. A metodologia utilizada pela Llorente & Cuenca analisa 4 tipos de assuntos vinculados ao governante: liderança, influência, responsabilidade e gestao – os mesmo utilizados pelo ranking da revista Forbes que avalia o papel de uma pessoa no mundo.

Dilma Rousseff é mais lembrada e citada por sua liderança (65% do conteúdo analisado era referente a isso) – “Na prática, se fala mais dela nas 4 redes analisadas quando o assunto é visao estratégica, capacidade de assumir riscos, antecipar mudanças e perceber oportunidades, reconhecida imagem de liderança, formar equipes fortes, gerente de crises eficaz” – revela o jornal.

Publica O Globo – “Em campanha, o que vale é uma boa foto na rede social. Presidenciáveis fazem de tudo para ser seguidos nas redes sociais. O papel de gerente, vendido pelo entao presidente Lula durante as eleições de 2010, está cada vez mais desassociado da presidente na rede. Apenas 19% associam a identidade digital de Dilma ao papel de gestora (…..) É no Twitter que Dilma tem uma zona de conforto. Em 77% das mençoes, o que se fala de Dilma é positivo. Já no Facebook é onde há mais hostilidade a ela. De cada 100 citaçoes, 36 sao críticas”.

Segundo Pedro Borges, gerente de comunicaçao online e coordenador da pesquisa no Brasil, “o interessante é observar como a volta ao Twitter influenciou a imagem da presidenta naquela rede social. Confirma algo que a gente já via nos números dos presidentes do Equador e da Argentina, que participam ativamente do ambiente virtual. Quanto mais interaçao entre o governante e a rede, melhor é a percepçao (que se tem do governante)”.

Segue O Globo – “A presidenta Dilma Rousseff tem um grande ponto a seu favor que é a intensa cobertura da imprensa a cada pronunciamento seu. Com isso, seu campo de visibilidade aumenta muito nas 4 redes” – “A vizinha Cristina Kirchner se destaca no Facebook assim como Rafael Correa no Youtube. Ambos com mençoes bem positivas, mas contaminadas por uma militância virtual estatal” (…..) – siga lendo a integra da materia

publicidade

publicidade