Por 2 dias ele curtiu tudo que viu no Facebook – o resultado foi a bagunça generalizada

A essa altura quase todo mundo já sabe que, diferente do Twitter, o Facebook nao exibe na timeline do usuário todo o conteúdo compartilhado pelos seus amigos e pelas fanpages que ele curtiu. Ao invés disso, algoritmos de fórmulas complicadas, baseadas em açoes que você toma na rede social e em outros sites da web, decidem o conteúdo que você recebe. Ciente disso, Mat Honan, repórter da Wired, resolveu fazer um experimento – por 48 horas, curtiu absolutamente tudo que aparecia na sua frente no Facebook. “Literalmente tudo que o Facebook me mostrava, eu curtia – mesmo se eu odiasse. Decidi embarcar em uma campanha de ‘Likes’ conscientes para ver como isso afetaria o que o Facebook me mostrava”. O resultado? Parece que os algoritmos entraram em curto circuito :-) Pra começar, o feed de Honan foi inundado por posts do Upworthy e do Huffington Post – “Quando fui dormir na 1ª noite e naveguei pelo meu newsfeed, as atualizaçoes que eu vi (em ordem) eram: Huffington Post, Upworthy, Huffington Post, Upworthy, um anúncio da Levi’s, Space.com, Huffington Post, Upworthy, The Verge, Huffington Post, Space.com, Upworthy, Space.com.”. Aparentemente, a bagunça começou a afetar também a timeline dos amigos de Mat – um deles notou que mais de 70% do seu newsfeed era de coisas que Honan havia curtido (!) Resumindo – ele nao curtiu nem um pouco ;-) Na Wired o repórter descreve o experimento em detalhes – leia aqui. Via Gizmodo.

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