Por que a ideia do Estadao de fechar o vao livre do Masp é estapafúrdia

Do Diario do Centro do Mundo

Uma mobilizaçao em defesa do vao livre do MASP contra a ameaça de fechamento do espaço fez nascer a comunidade No meu vao ninguém mete a mao. Em apenas 3 dias, a página criada no Facebook atraiu mais de 9 mil curtidores. Mas de onde brotou a ameaça e qual a possibilidade desse desastre ocorrer sao as peguntas a serem respondidas.

A ideia estapafúrdia surgiu num editorial ranzinza e retrógrado do Estadao que, em nome da moral e dos bons costumes, defendeu a instalaçao de cercas em torno do museu (sobre cercas leia outra). Segundo o jornal, a situaçao atual de manifestaçoes e consumo de drogas no local é incompatível com o museu e cabe às administraçoes responsáveis (prefeitura e MASP) encarar a “nova realidade da cidade”, “cercar o museu” e “recorrer à força policial para colocar cada um no seu devido lugar”.

Isso seria possível?

O projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi nao foi concebido daquela maneira por capricho revolucionário da autora. Foi desenhado como um prédio em suspensao para atender a requisitos. Na ocasiao da doaçao do terreno, que era privado, ao município, foi acordada a condiçao de que aquela área deveria ficar livre e desimpedida. Por isso o MASP é dividido em duas partes: uma suspensa e outra subterrânea, ficando o vao livre para o desfrute da vista em direçao ao cento da cidade. Dona Lina concebeu o projeto do MASP em funçao disso e nao o contrário.

Leia a integra desse texto.

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