Posts pagos rendem até R$ 80 mil/mês a blogs, mas nºs podem ter sido inflados

Depois de realizar uma pesquisa com 12 agências de publicidade que trabalham com marketing digital, uma matéria da Folha constata que blogueiros de sites que tenham ao menos 40 mil acessos diários podem ganhar entre 15 e 80 mil reais por mês somente com a renda de publieditoriais, o ‘post pago’. A discussao, que já é antiga – veja outras sobre o assunto no Blue Bus – volta a estar em pauta por conta da falta de identificaçao clara dos posts financiados por marcas, que costumam ser diferenciados apenas com uma tag ‘publipost’ ou acabam passando sem serem identificados como publicidade, como teria sido o caso da Sephora com as blogueiras.

Para o Conar, uma simples mençao via tags de que tal postagem é um post pago já é suficiente para alertar o leitor, mas para Alexandre Inagaki o melhor mesmo é indicar já desde o título que aquele é um post publicitário. No entanto, a advogada Flavia Penido ressalta que o Código de Defesa do Consumidor também regula a postagem de conteúdo publicitário em blogs – diz que a propaganda, em qualquer mídia, deve ser identificada de forma clara e de fácil visualizaçao, como os informes publicitários em revistas impressas, que se destacam das reportagens para nao confundir o público.

Já o vlogueiro Felipe Neto vê 1 certa ‘perseguiçao’ à publicidade nos blogs, já que na TV o merchandising é só identificado nos créditos, no final da exibiçao do programa – “Vao botar um selo ‘essa fala do personagem foi comprada?”, provoca. Houve também quem reclamou dos valores inflados dos publieditoriais, que estariam muito longe da realidade da maioria dos blogs, e comentários de que o que falta mesmo é uma fiscalizaçao mais eficiente.

No youPIX Rio a discussao sobre o tema continua com o debate ‘Posts Pagos… O início do fim?’, no dia 10, às 15:15, que contará com a presença de Jovem Nerd, Azaghal, Edney Souza, Julio Hungria, Roberto Cassano e Patrícia Moura para elencar jeitos de fazer os veículos independentes sobreviverem usando a publicidade da melhor forma possível.

publicidade

publicidade