Pra experimentar marcas elas precisam oferecer algum significado, nao é? | Tania Savaget

Fui fazer uma pesquisa de campo na Oscar Freire, rua chique de Sao Paulo que, cada vez mais, está seguindo o exemplo de outras ruas que se transformam em pontos turísticos em grandes centros urbanos. O metro quadrado ali, imagino, deve ser um dos mais caros de SP, já que é um concorrente, a céu aberto, dos shoppings mais premium da cidade, como Iguatemi, Cidade Jardim etc. Para chamar a atençao para seus produtos, as lojas oferecem novas experiências para seus clientes, de massagem para as mulhres à aula de culinária para crianças e barzinho para os maridos.

Pensar em experiência nao é uma novidade para as marcas. O foco dado ao produto foi substituído pelo foco na Marca, nos anos 50 e, a partir do ano 2000 começou-se a falar bastante sobre experiência para criar conexoes entre as pessoas e as marcas. Hoje, a busca por experiências é bastante influenciada pelo que chamamos de “espírito da época”. Escassez de recursos, democratizaçao da informaçao e conhecimento, insegurança em relaçao ao futuro sao alguns dos fatores que estao levando muitas pessoas ao desejo de viver o aqui e agora e encontrar, nas experiências, novos modelos, referências, sensaçoes surpreendentes, entre outras coisas.

Acredito que esta é uma oportunidade para as marcas saírem das relaçoes transacionais e aproveitarem estas experiências para falar além de produtos e serviços, mas de crenças, valores e significado. Marcas de que ensinam a maquiar, de tecnologia que explicam como os gadgets funcionam, de alimentos que ensinam a cozinhar? Parece óbvio demais para quem busca mais significado. Estava relendo o livro ‘Making Meaning’, de 2005, e encontrei o blog que fala sobre alguns significados, como segurança, pertencimento, realizaçao, criaçao. Vale conferir > http://www.makingmeaning.org/meanings.html e provocar as marcas a irem além nas suas experiências, sob o risco de dimunuirem suas possibilidades de se relacionar com as pessoas com mais valor.

Todas da Tania Savaget no Blue Bus

http://www.bluebus.com.br/?s=savaget

publicidade

publicidade