Redes Sociais | Faltam metricas adequadas? | pesquisa do Marcelo Coutinho

Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas neste último sábado em Sao Paulo no Social Analytics Summit para discutir a maneira como clientes, agências, veículos e startups especializadas estao desenvolvendo e avaliando campanhas em redes sociais. Aproveitei para realizar uma rápida enquete (via Survey Monkey, com 82 respondentes) sobre alguns dos temas debatidos na parte da manha do evento, incluíndo a questao da necessidade de um ROI mais qualitativo, tema levantado por Chiara Martini, da Heineken, e Fabricio Guimaraes, da Philips. Os resultados, embora sem valor estatístico, demonstram alguns dos desafios e oportunidades para o setor nos próximos anos.

A falta de métricas adequadas que comprovem a efetividade e o retorno financeiro das açoes em redes sociais foram consideradas a principal dificuldade para o crescimento do mercado (55% dos respondentes), o que ajuda a explicar o conservadorismo dos anunciantes (2a maior dificuldade para 53% dos respondentes). Superar o problema nao vai ser fácil: 35% mencionaram a falta de mao de obra especializada e as dificuldades das agências em desenvolver açoes integradas entre mídia e redes sociais (34%) como obstáculos adicionais.

Mas estes problemas nao vao impedir o crescimento do investimento neste tipo de açao em 2014 (29% esperam um grande aumento, e 52% um aumento moderado da verba). Os principais beneficiados por este movimento, segundo os especialistas presentes, serao o YouTube (78%), seguidos por Facebook e Linkedin, empatados com 58%. Mas é bom ficar de olho também no Instagram e nos aplicativos móveis (Whatsapp, KIK, etc), que embora ainda embrionários em termos de investimento receberam mais de 70% das mençoes.

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