Os reflexos da era da informaçao nos táxis de Sao Paulo ;) Tania Savaget

Os táxis, suas cores, seus motoristas, a facilidade e dificuldade de conseguir um deles em NY, os modelos tradicionais de Londres, as histórias que acontecem em seus bancos já viraram livro, filme e fazem parte do imaginário de muita gente. Nao é a toa que nos trabalhos de Place Branding, a forma como os turistas sao recebidos pelos taxistas é avaliada como um dos pontos fracos ou fortes de uma cidade, de um país. Eu adoro estudar o assunto, já que sou heavy user porque nao sei dirigir. Quando cheguei à Sao Paulo, há 8 anos, estranhei muito por nao ver táxis circulando como no Rio. Aqui os carros costumam ficar nos pontos e sao raros os que passam vazios pela rua.

Aprendi, ao longo do tempo, que era preciso ter cuidado com alguns pontos da cidade, que chamar um “rádio táxi” era ter um serviço mais premium, confiável e com a certeza de um bom serviço. Agora, muita coisa coisa mudou com a chegada dos aplicativos. O mais incrível é como mudou tao rapidamente. Como costuma acontecer, os serviços sao “inspirados” em iniciativas européias e estadunidenses. Hoje já sao uns 8 programas em Sao Paulo, 6 no Rio e 3 em Belo Horizonte. Os primeiros estudos falam que dos 42 mil taxistas de SP, 16 mil já aderiram a pelo menos um aplicativo, um número alto. Os motoristas estao sendo disputados pelos aplicativos e os consumidores parecem cada vez mais bem atendidos.

Já existem fóruns de discussao para mostrar o tempo de espera de uma chamada por telefone ou rádio comparado com o tempo dos aplicativos, em horários de rush. Os aplicativos ganham disparado, com 5 a 10 minutos vs 20 a 30 minutos. O mais interessante sao os movimentos que vao acontecendo com o tempo de uso e que, nem sempre, estavam previstos nos modelos iniciais. Para se cadastrar, os taxistas precisam estar com toda a documentaçao em dia. Os passageiros podem avaliar os serviços prestados. Em alguns você pode escolher o modelo do carro de acordo com a necessidade – porta malas maior, por exemplo. Tudo isso vai melhorando o serviço, economizando tempo de motoristas e passageiros e até dando uma força ao trânsito das cidades. Você já experimentou?

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