Rótulos sao importantes, sim, e têm quer ser mais claros – Tania Savaget

Descobri que estou “na moda”. Infelizmente, faço parte de uma tendência que tem me trazido alguns sintomas nao muito agradáveis. Depois de alguns meses passando mal e às voltas com exames, um médico sugeriu que eu cortasse o glúten e a lactose para ver como eu me sentiria. Alguns quilos a menos embora alguma dificuldade de encontrar o que almoçar na rua, estou me sentindo bem melhor.

Para quem tem restriçoes alimentares, o rótulo das embalagens passa a ser mais do que um mero detalhe, mas uma parte importantíssima de uma embalagem. Nem sempre as informaçoes sao fáceis de se achar. As letrinhas miúdas e os dados imprecisos têm efeito pior quanto maior é a alergia que a pessoa tem. Quando esta restriçao é de uma criança, a preocupaçao aumenta ainda mais.

Maes de crianças com alergias foram ao Governo Federal para pedir rótulos mais claros. A campanha “Poe no Rótulo” criada em fevereiro deste ano, já chamou a atençao da Anvisa, que parece disposta a conversar sobre o assunto. Para variar, estamos atrasados em relaçao ao tema. O assunto é sério. Uma criança quase teve choque anafilático por conta de um giz com proteína de leite. Ou seja: nao se trata só de alimentos. Estou envolvida nesta causa.

publicidade

publicidade