Sobre ônibus espaciais, IBM e The Doors – de onde surgiu o nome ‘Blue Bus’?

No início, era muito complicado explicar o que era o Blue Bus – uma rede, uma revista, um noticiário, mas nao era um ônibus? Nao, nao era. A ideia partiu dos ônibus espaciais, o Columbia, porque naquele momento, ainda, a internet era uma coisa absolutamente futura e afastada da realidade presente. E futuro se confundia com a perspectiva de viajar pra Lua, Marte ou, quem sabe, os anéis de Saturno. ‘Blue’, devo confessar, veio da Big Blue, o apelidao que se dava a IBM, marca objeto de admiraçao na época.

Também queriam saber o sexo, sempre – “Menino ou menina?” – me perguntou a Elisa [Araújo] logo que nos conhecemos. Tinha que definir um tratamento, se era ‘uma’ rede ou ‘um’ noticiário, ‘uma’ ou ‘um’ BBS? Bulletin Board System era masculino mas, na verdade, sempre se tratava Blue Bus, no começo, como irresistível namorada, ‘a’ rede, de notícias, de computadores, de pessoas, ‘a’ comunidade ;-)

A cara que ele tem hoje, de ‘menino’ e de ônibus terrestre, foi desenhada pelos leitores no correr dos anos. Comecei a receber arquivos de imagens dos school bus americanos (exatamente a ‘carinha’ depois desenhada pra nós pelo André Borba). E também arquivos sonoros de ônibus passando pela estrada, suas buzinas, etc, uma gracinha o comportamento dos usuários. Nao era a ideia inicial, mas nós fomos obrigados a concordar com as sugestoes. Foram os leitores que determinaram a verdadeira identidade do nosso querido personagem ;-) Nao, ‘Blue Bus’ nao vem da música do The Doors. Sempre perguntam isso pra gente, até hoje. Nao que nao tenham razao em perguntar, mas nao é isso, embora … ;-)”

Texto de Julio Hungria publicado originalmente com o título ‘Menino ou menina?’

Leia também:
Blue Bus faz hoje aniversário, completa 20 anos na estrada
A 1ª noite de um site – relembrando o início da história do Blue Bus

publicidade

publicidade