Souza Cruz na Justiça p/ tirar do ar comercial anti cigarro – especie de censura?

A Souza Cruz entrou na Justiça do Rio contra comercial de TV – acima – e o site de uma campanha que visa proibir a venda de cigarros em caixas de bares, padarias e supermercados.

Diz o anuncio – “A indústria do tabaco vem cada vez mais camuflando seus produtos e adicionando sabores para atrair crianças e adolescentes no consumo do cigarro. Ajude a mudar essa situaçao” – campanha da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo) que reúne cerca de 350 ONGs que atuam contra o cigarro no Brasil.

A Souza Cruz considerou “inverídico” o filme. Produzido por voluntários, foi veiculado gratuitamente pela Globo, inclusive no intervalo da novela ‘Avenida Brasil’. O advogado da reclamante diz que o comercial atribui “uma conduta ilícita” à fábrica. “É uma tentativa de censura”, diz Paula Johns, coordenadora da ACT – “Nao falamos que as empresas vendem cigarros para crianças. A Souza Cruz nem é citada no spot”.

O Brasil tem 800 mil pontos de venda de cigarros, segundo a indústria. A publicidade é proibida desde 2000 – a exceçao era o ponto de venda. Caixa de bar e padaria é “o ponto mais quente” desses locais, diz Regina Blessa, especialista em pontos de venda, publicado pela Folha para assinantes. É por isso que a indústria do cigarro investe nessas áreas, afirma. Doces ficam na altura das crianças; os cigarro, logo acima. O efeito é subliminar e de longo prazo, segundo ela. “Quando crescer, a criança associa o cigarro ao mundo de gostosuras. Isso fica na memória”

publicidade

publicidade