Temos $, vamos viajar. Nao temos, vamos beber – mais happy hours e viagens de ônibus :)

Estava lendo 2 pesquisas diferentes neste fim de semana e, depois de algumas reflexoes, acho que elas poderiam ser lidas em conjunto e resumidas na frase que escolhi para ser a chamada deste post. A primeira mostra que depois de uma queda de passageiros para as empresas de aviaçao, as companhias de ônibus interestaduais estao recuperando seus clientes. Segundo a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, foram 49 milhoes/ano em 2009 e 67 milhoes/ano em 2011, com tendência de aumento em 2012. Só na linha RJ-SP houve um aumento de 15% em relaçao a novembro do ano passado.

Com a situaçao precária das estradas, a violência e o tempo gasto, a preferência, em muitos trechos, ainda é o aviao, mas o preço das passagens, a desorganizaçao dos aerportos e o tempo entre deslocamento, espera e cancelamento de vôos estao colaborando para a volta aos ônibus. Mais confortáveis e começando a oferecer serviços como wi-fi, marcas que fizeram parte da vida de muita gente, como a 1001 e a Cometa, devem voltar a ocupar 1 espaço e ser consideradas concorrentes da Gol, TAM, Avianca e Azul em alguns trechos.

Mas, e o Happy Hour? Esta é a outra pesquisa. De acordo com estudos do Sebrae, sempre que a economia piora, o movimento em bares e padarias aumenta. Já que nao podem viajar, grupos de estudantes e profissionais que ainda nao chegaram ao alto escalao, optam por refrescar a cabeça com os amigos em happy hours e programas na própria cidade. No centro de Sao Paulo, por exemplo, além de um grande número de empresas e univeresidades que garantem o movimento nos barzinhos, há sempre o incentivo de eventos culturais, como os do CCBB, dos Museus da Língua Portuguesa, da Sala Sao Paulo e de lugares tradicionais como o Bar Brahma, que já é uma marca registrada e de grande valor para a cidade. Juntando as pesquisas a disputa pelo bolso do consumidor
coloca como concorrentes empresas de setores muito distintos. As marcas precisam estar atentas a isto na hora de se posicionar, nao é? ;)

publicidade

publicidade