Terra Digital-3 | Demografia favorece aumento do consumo da web no Brasil

Mais uma exclusiva do Terra Digital para o Blue Bus assinada pelo Marcelo Coutinho, veja a serie completa aqui

Cerca de 30 milhoes de brasileiros passam mais tempo consumindo notícias e informaçoes via computador do que vendo televisao, segundo os dados da pesquisa Terra Digital (*) – vamos falar de tablets e celulares em um próximo artigo. Em um semana típica, 41% dos internautas frequentes passam mais de 2 horas por dia navegando (nao inclui uso do email e mensagens instantâneas, que é de mais 2 horas diárias adicionais para 36% dos internautas), contra 27% assistindo TV por assinatura e 26% TV aberta. Quando consideramos somente os heavy-users de cada meio (mais de 4 horas diárias), a distância relativa aumenta ainda mais: 23% para a Web, contra 8% para TV aberta e 10% para TV por assinatura.

Mas a análise por faixas etárias revela um “gap geracional” mais agudo. O consumo total de mídia dos mais jovens (até 24 anos) tem um elevado componente digital, enquanto impressos e TV aberta dominam entre os mais velhos (acima de 50 anos). 46% dos jovens passam mais de 2 horas consumindo notícias e informaçoes via computador conectado, contra 32% dos adultos acima de 50 anos. Na televisao, o cenário é inverso: 10% dos mais jovens assistem mais de 4 horas por dia, contra 20% entre os mais velhos. Com um número total de horas menor (entre 1 e 2 horas por dia) o mesmo padrao se repete na leitura dos impressos: sao 12% entre os mais jovens e 28% entre os mais velhos (neste caso, concentrados majoritariamente entre as classes AB).

O consumo de mídia como um todo cresce em todas as camadas da populaçao, mas com distribuiçoes diferentes entre os meios conforme faixas etárias e renda. Considerando as transformaçoes demográficas que o Brasil vai passar nos próximos 10/15 anos (em 2030 mais de 60% da populaçao vai ter nascido após 1980), fica fácil perceber que o aumento do uso dos meios digitais pode nao ser 1 tsunami para a indústria da mídia, mas é uma maré que nao vai parar de subir. Terradig

(*) Pesquisa encomendada pelo Terra para a IPSOS com 6.600 internautas frequentes na América Latina, EUA (hispânicos) e Espanha. Explorando 5 tópicos principais (acesso, decisao de compra, mobilidade, consumo de mídia e opinioes sobre a propaganda online) – é o mais completo levantamento do gênero feito na regiao até agora. Nas próximas semanas os clientes do Terra vao conhecer os resultados em detalhe mas o leitor do Blue Bus tem acesso a algumas infos com antecedência ;-)

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