Tudo junto e misturado – novos espaços residenciais e comerciais em SP – Tania Savaget

Quando cheguei a Sao Paulo, há alguns anos, me surpreendi com bairros que misturam espaços residenciais e comerciais, com muitas opçoes para escolher onde morar. Escolhi um que dá para fazer quase tudo a pé porque nunca aprendi a dirigir e vejo hoje como o máximo do luxo poder ir para o trabalho de bicicleta, a pé ou em um transporte público.

No passado, esta mistura de prédios residenciais e comerciais era ainda maior, com lojinhas debaixo dos apartamentos comuns em bairros do Rio de Janeiro e de muitas cidades européias. Com o estímulo ao uso de carros particulares e do modelo americano de shopping centers, alem da ameaça da violência, o comércio de rua foi perdendo seu charme e seu valor, substituído pelos mega centros de compras.

Agora, com o novo Plano Diretor de SP, que permite as misturas comerciais e residenciais e ainda incentiva com um menor IPTU, estao voltando as misturas que privilegiam a vida nos bairros, mais sustentável, rápida e com uma menor pegada de carbono. Acho a mudança bem-vinda, mesmo que possa aumentar o trânsito e o barulho perto das áreas residenciais.

publicidade

publicidade