TV | Quem grava 1 programa pra ver depois tambem será contado pelo Ibope

A parcela de telespectadores que grava 1 programa para ver quando quiser, recurso normalmente disponível em DVR, via TV paga, ainda é ínfima na determinaçao dos hábitos de audiência. Mas, dado seu crescimento em alta velocidade, já merece a atençao do Ibope e de um mercado de televisao que tenta convencer o anunciante de que seu programa hoje vai bem além da exibiçao em tempo real e da tela do televisor fixo. Quem informa é Cristina Padiglione no Estadao – “Ainda que o programa gravado permita ao telespectador pular o intervalo comercial, há os merchandisings em cena e as várias chances que o chamado time shifting viewing oferece na valorizaçao daquele conteúdo” – diz. “Um espectador pode, por exemplo, assistir àquele programa depois de sua estreia e só a partir dali passar a acompanhá-lo em tempo real”, explica Antonio Wanderley, Chief Marketing Officer (CMO) do Ibope.
O instituto já vem realizando os primeiros testes desse hábito, usando, para tanto, a mesma mostra de assinantes que já usa para medir TV paga. O reconhecimento do programa em exibiçao é feito por meio do áudio. Nas contas do CEO do Ibope Media, Orlando Lopes, o mercado televisivo já poderá trabalhar com esses dados a partir do primeiro trimestre de 2014.

Numa etapa seguinte, ainda no ano que vem, o Ibope passará a medir a audiência de vídeo por demanda, seja por operadora de TV paga, seja via TV everywhere (web). Num futuro nao muito distante, a ideia é somar todas essas audiências à plateia principal – de quem vê os programas nos seus horarios pelo televisor.

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