TVs de todo o mundo acharam ruim o horario escolhido pela Fifa p/ a final – 19:00 br

“Ruim no Brasil, péssimo na Espanha, o horário escolhido pela Fifa para a final da Copa das Confederaçoes, às 19:00 de domingo, terá um impacto muito negativo sobre a audiência global da partida”- diz Mauricio Stycer no UOL.

Observa que “na Espanha, será meia-noite quando o holandês Bjorn Kuipers der o apito inicial. Na Ásia será madrugada ou início da manha de 2a feira. Mesmo no Brasil, a escolha está longe de ser a ideal – o horário tradicional de futebol dominical no país é às 16:00”.

As emissoras brs, ouvidas pelo UOL, demonstraram indignaçao ou perplexidade em relaçao ao horário marcado para o jogo. Há consenso de que se tivesse sido marcada para as 16:00 (21:00 na Espanha e em boa parte da Europa), a partida atrairia muito mais audiência.

A Fifa nao explicou a razao da escolha. Questionada pelo UOL Esporte, nao respondeu. Uma hipótese é que tenha optado pelas 19:00 em funçao do horário determinado para a decisao do 3o lugar, entre Itália e Uruguai, às 13:00, em Salvador. Anota Mauricio que a entidade teria imaginado “a possibilidade de prorrogaçao e disputa de pênaltis” e que esse jogo (pelo 3º lugar) pudesse se estender até as 16:00″ – “E a entidade nao marca partidas sem que haja um intervalo de tempo entre elas”.

Desde a Copa de 1994 que a Fifa nao marcava partidas disputadas em cidades com altas temperaturas em horário tao inconveniente – como o de Italia vs Uruguai. Relembra – “A final da competiçao, entre Brasil e Itália, em Los Angeles, começou ao meio-dia, provocando reclamaçoes gerais”.

publicidade

publicidade