‘Uma mosca numa garrafa de Coca Cola’, doc espanhol foca o corporativismo na grd mídia

Os governos da Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina criaram leis e políticas que afetaram os interesses das multinacionais espanholas: nacionalizaçao e expropriaçao de empresas de petróleo, elétricas, bancárias… Ao mesmo tempo, introduziram normas que regulam os meios de comunicaçao para evitar que estejam nas maos de grandes grupos privados transnacionais. Definitivamente, afetaram o poder econômico, político e midiático de grandes empresas espanholas, incluindo os meios de comunicaçao.

Quem elege os presidentes? A cidadania ou os meios de comunicaçao? Alguém disse que nos EUA, é possível escrever contra o presidente democrata ou contra o presidente republicano, mas nunca poderá ser publicada a notícia de que uma mosca foi descoberta dentro de uma garrafa de Coca-Cola.

Una mosca en una botella de Coca-Cola é um documentário espanhol, dirigido por Javier Couso Permuy, que explica com perfeiçao a influência negativa que os grandes grupos econômicos concentrados exercem sobre as sociedades democráticas, apoiados pelos conglomerados de mídia. Durante 23 minutos, o filme de Javier mostra exemplos concretos de práticas antiéticas e manipulaçoes da grande mídia, unida em um corporativismo internacional, para desacreditar os governos populares da América Latina.

Entre muitas verdades e entrevistas, Olga Rodríguez, ex-funcionária do Grupo Prisa, editor do jornal espanhol El País declara – “Em muitas redaçoes existem autênticas ordens sobre como informar sobre determinados países da América Latina. E isso eu vivi dentro da redaçao do El País”.

O cientista político e escritor Juan Carlos Monedero vai mais longe: “O sistema tem muito claro que precisa apresentar o Chavez, o Evo Morales, o Rafael Correa como inimigos do povo e da humanidade porque se as pessoas os conhecerem como o que realmente sao ou foram – que eles estao devolvendo ao povo a possibilidade de controlar seus próprios destinos – as pessoas começarao a dizer que onde está o problema é aqui, nesta Europa caduca que somente se sustenta se nao soubermos a verdade”.

E a Coca-Cola? O que tem a ver com isso? Se a Coca-Cola é a dona de tudo o que você lê, vê ou escuta, ninguém vai falar das moscas que moram nas suas garrafas – “Entao você ja sabe: democracia significa… Expropriar!” – finaliza o documentário.

publicidade

publicidade