Visita do relator da ONU para liberdade de expressao – 1 comentario ainda em tempo

Todas no Blue Bus sobre regular a midia

O jornalista Paulo Nogueira comenta no Diario do Centro do Mundo a recente passagem pelo Brasil (em dezembro) de Frank de La Rue, relator da ONU para a liberdade de expressao. Vc leu?

Nota que a cobertura da midia br foi virtualmente nula, embora o tema de alto interesse público – liberdade de expressao. Natural, “ele disse coisas que nao atendem aos interesses corporativos das grandes empresas de jornalismo, a começar pela Globo”. Observa que “em outras ocasioes, ele foi bem coberto pela própria Globo, como verifiquei numa pesquisa rápida. O Jornal Nacional e o Globo deram bem críticas que Rue fez, em 2009, a Chavez na questao da imprensa”.

Destaca que “Rue tem uma tese sobre a concessao de emissoras de tevês e rádios. As frequências das quais derivam as emissoras de tevê e as estaçoes de rádio sao ‘propriedade do Estado’, entao deveriam ser administradas como (se fossem) recursos como ‘solo, água e petróleo’…”.

Conclui – “As teses de Rue mostram que o Brasil está, infelizmente, distante de ter uma mídia genuinamente ‘livre’ – a nao ser que consideremos que ‘livre’ signifique a subordinaçao completa aos interesses de um pequeno grupo de grandes corporaçoes para as quais notícia é apenas o que as beneficia”.

Nogueira imagina como o ideal uma legislaçao de mídia nos moldes da dinamarquesa – “Na Dinamarca, a liberdade de expressao é um direito sagrado. Para monitorar o comportamento da mídia, os dinamarqueses têm um órgao fiscalizador que é independente das empresas de jornalismo e também do governo”. md

Paulo Nogueira é jornalista br radicado agora em Londres. Foi editor assistente da Veja, editor da Veja Sao Paulo, diretor de redaçao da Exame, diretor superintendente de uma unidade de negócios da Editora Abril e diretor editorial da Editora Globo.

Leia integra do texto.

publicidade

publicidade