Vivo punida pelo Conar por plagiar a TIM, Nestlé por induzir o consumidor ao erro

Entre os processos julgados pelo Conar em sua última reuniao, um deles tratava do suposto plágio cometido pela Vivo contra a TIM. Por maioria dos votos, a Vivo foi punida com sustaçao de sua campanha acusada de copiar o conceito criativo da ‘TIM Intelligence’, campanha da TIM voltada a planos empresariais. No comercial da TIM, uma cabeça em corte longitudinal dividida em escaninhos era ocupada por diferentes produtos da empresa – no da Vivo, o mascote da operadora aparecia no mesmo corte, com a inserçao de cenas de um escritório. A Vivo tem 10 dias para recorrer da decisao.

A Nestlé também foi punida num processo instaurado pelo próprio Conar. Isso porque, na embalagem do achocolatado Nescau Light, consta a informaçao que o produto tem “30% menos calorias”. Segundo apurou o órgao regulamentador, no entanto, a comparaçao que permite tal declaraçao coloca lado a lado 20 gramas de Nescau normal e 10 gramas de Nescau Light. Se comparados numa porçao de mesma quantidade, o percentual seria fatalmente mais baixo. A Nestlé alega que o produto é mais concentrado e que, por isso, 10 gramas da versao light sao responsáveis pelo mesmo sabor dos 20 gramas do Nescau normal. O Conar, no entanto, alega que a embalagem pode levar os consumidores a conclusoes equivocadas e sugeriu a sua alteraçao.

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