World Mobile Congress | Como beber 1 guaraná sem botar a mao na carteira

por Armando Netodo Business Inteligence da DM9, direto do Mobile World Congress, em Barcelona

Entre tantas discussoes que estao acontecendo aqui no World Mobile Congress, na Espanha, o destaque deste artigo é o NFC (Near Field Comunication). Para quem está atento ao mundo mobile, esta tecnologia nem é tao nova assim, mas por aqui a discussao é como dar o próximo passo e avançar para a NFC Experience.

É a NFC que já nos possibilita fazer algumas transaçoes simples ou trocar informaçoes entre dois dispositivos sem usar fio algum. Toda a troca de dados é feita ao se aproximar um aparelho do outro. Para comprar um Guaraná Antarctica em uma Vending Machine, por exemplo, você nao precisará mais colocar a mao na carteira. Bastará você encostar seu celular em uma máquina e toda a comunicaçao acontece enquanto você bebe seu refrigerante tranquilamente.

Aí é que entra a NFC Experience. Neste conceito, o foco nao é pensar a tecnologia pela tecnologia. E sim, como emprega-la a serviço do homem. É usar a NFC Experience para prover facilidade ao consumidor, nos mais diversos campos. Aqui no próprio WMC, um exemplo simples – a cada estande visitado algum expositor lhe pede sua permissao para escanear seu cartao de identificaçao. Sim, é isso mesmo, ele apenas aproxima o seu próprio celular do seu cartao e pronto, todas as suas informaçoões pessoais foram transmitidas.

Como um bom profissional de BI, fiz minha liçao e imaginei como seria analisar os resultados de todos os stands, mensurar a visitaçao do público por área de negócio, clusterizar os visitantes de acordo com seu comportamento, enfim, algo do tipo funcionando no varejo seria um sonho para qualquer profissional da área.

Seria, nao. Será um sonho e com ele teremos outro desafio: com o aumento exponencial de dados precisaremos, cada vez mais, de profissionais habilidosos em organizar e interpretar estes dados para, em seguida, transformar todo este conteúdo em facilidades para o consumidor. Aos estudantes e aos profissionais que estão ingressando no mundo móvel esta é, sem dúvida, uma grande oportunidade de aperfeiçoamento.

Todas do Mobile World Congress no Blue Bus

publicidade

publicidade