Informaçao é poder | A comunidade conectada e seu potencial transformador, hoje no #youPIX

A tarde abriu hoje no youPIX com uma conversa sobre “a comunidade conectada”, com mediaçao do jornalista e blogueiro do Feira Moderna de O Globo Beto Largman e participaçao de Rene Silva, criador do portal Voz da Comunidade, Leonardo Eloi, co-fundador do movimento Meu Rio, e Anderson França, fundador da agência Dharma.

No debate, cada um falou sobre as suas experiências no uso da tecnologia e das redes sociais para dar poder às pessoas. Anderson falou sobre a sua agência Dharma, que nasceu na favela e valoriza esse ambiente como produtor de conteúdo, onde mobiliza jovens em torno de projetos criativos – também citou o projeto Casa Fora do Eixo e a marca FunkYou. Leo Eloi falou sobre como o movimento Meu Rio – open source e apartidário – ajuda a aproximar o cidadao comum da vida política da cidade, e do desafio primeiro que foi fazer com que as pessoas se interessassem em política. A partir daí, criar um espaço para o diálogo entre o poder público e o cidadao através de plataformas como a ‘Panela de Pressao’, em que qualquer pessoa pode expressar seu descontentamento com algum problema da cidade.

Já Rene Silva contou a história de seu ‘A Voz da Comunidade’, que hoje virou plural no portal ‘Voz das Comunidades’, de como tudo começou, da explosao no nº de seguidores no Twitter quando da ocupaçao do Complexo do Alemao, da visibilidade que alcançou na mídia e como, até hoje, funciona como um espaço de utilidade pública que convida à mobilizaçao e ajuda na resoluçao de problemas sociais.

Histórias diferentes, mas em comum, a certeza de que informaçao é poder, e que as tecnologias à disposiçao hoje estao criando um momento revolucionário, de potencial inclusivo e transformador da sociedade. Como resume Leo Eloi, “quem cria participaçao, compartilha poder e divide responsabilidades”. Nao subtrai, só soma.

publicidade

publicidade